REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 169

Revista Appai Educar Mediante as análises da professora, nossas emoções são poderosas em determinar como pensamos, agimos e reagimos em cada um dos momentos de nossa vida. Não podemos separar razão e emoção. “A emoção é, inclusive, parte integrante do processo do raciocínio e torna-se impossível dissociá-los. Sistema emocional e comportamento são inseparáveis, portanto as emoções, por si só, já são uma forma de comportamento”, assegura. Já para Priscila Romero (Especialista emOrientação Educacional e Pedagógica, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e Educação Especial com Ênfase em Autismo, além de autora dos livros “Aluno TDAH – a pedagogia e a realidade do transtorno” e “Aluno com deficiência intelectual – conceitos, perspectivas e orientações pedagógicas”), a estima dos alunos na escola é um ponto crucial na importância da avaliação na educação emocional. “Muitos dos nossos alunos, independentemente de suas condições – um transtorno mental, uma deficiência ou uma questão emocional, social ou econômica que lhes causa prejuízos –, frequentam as escolas com uma autoestima muito baixa. Muitos outros fogem! São estudantes que necessitam compreender quem são, o que estão passando e como ‘emergir’ e ‘respirar’. É inconcebível olhar para um aluno e só conseguir enxergá-lo como um indivíduo que deve estudar, deve tirar boas notas, deve obedecer”, lamenta Priscila.

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