8 E-book Revista Appai Educar RAE – Na sua opinião, quais estratégias podemser adotadas para incentivar os jovens a equilibrar o uso da internet coma leitura profunda e reflexiva da literatura? Cida Simka: Partir de questionamentos e reflexões. A leitura na internet pode propiciar, no primeiro momento, o contato com determinada obra. A abordagem mais profunda precisará ser feita quando o professor, por exemplo, lançar um questionamento em que apenas com a leitura competente do texto seja possível suscitar uma eventual resposta. Sugerimos também uma roda de leitura ao final de cada semestre em que os alunos poderão discutir os livros que leram, obras essas de sua livre escolha, envolvendo toda a classe, trocando impressões, levando ao debate do que gostaram e enfatizando o que entenderam da trama. RAE – Você acredita que as redes sociais, onde os jovens têm acesso a resumos e críticas literárias, podem servir como um incentivo ou substituto inadequado para a leitura completa de obras literárias? Cida Simka: Em um primeiro momento, servem como incentivo, mas não substituem a leitura integral do livro. Geralmente, a superficialidade impera, ninguém mais quer saber de pensar, daí a leitura rasa, sem a devida criticidade, que é elemento fundamental e peça-chave do processo de apropriação do conhecimento.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=