6 E-book Revista Appai Educar RAE – As leituras dinâmicas e rápidas, típicas da navegação na internet, podem impactar negativamente a capacidade de imersão e interpretação dos jovens em textos literários mais densos? Cida Simka: Sim, acreditamos que essa leitura frívola e célere, comum na internet, prejudica a imersão em textos mais densos. Cremos que a forma como o jovem lê no ambiente digital impacta negativamente a capacidade de leitura de textos mais densos, porque o apelo da internet e das redes sociais está ligado a uma leitura fluida, sem a necessária criticidade. É mais fácil aceitar o que se lê do que pensar por conta própria. Essa afirmação reflete no resultado apontado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 5 de janeiro de 2024, que aponta que metade dos estudantes brasileiros não tem nível básico em leitura. De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), para que o jovem consiga exercer a sua cidadania plena, ele precisa saber ler e escrever.
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