E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 168

4 E-book Revista Appai Educar RAE – De que forma a literatura clássica e a contemporânea podem contribuir para a formação de jovens leitores no mundo digital de hoje? Cida Simka: Depende muito de como a literatura é apresentada nas escolas. Se o processo for reflexivo e instigante, ele pode despertar o interesse dos jovens. É uma questão de gosto, ou seja, se a pessoa tem o hábito de ler, e aprecia literatura, ela lê tanto os livros físicos como os digitais. O que é importante salientar consiste em como a literatura tem sido apresentada (“ensinada”) em nossas escolas: trata-se de um momento de reflexão ou é algo cansativo, descontextualizado? O papel do professor é fundamental, ou seja, ele tem de propor atividades que levem o jovem a se interessar pela literatura, pelas questões da condição humana, de modo que ele sinta prazer, contentamento, ao ler determinados livros que exploram essa faceta. Pode começar por instigá-lo a ler uma passagem que possa pôr em xeque seus próprios valores; a refletir sobre a época em que o livro foi escrito e comparar com aquela em que ele vive; a analisar o comportamento daquele momento e o de seu tempo e, após as reflexões individuais, abrir uma roda de debates em sala de aula em torno dessas questões, para que o jovem aprenda a expor suas opiniões, de forma crítica, e deixe de ser um reprodutor das palavras/ideais do autor. O jovem, em algumas atividades que desenvolve na internet, como os jogos, por exemplo, tem de tomar decisões para não ser vencido, sente-se desafiado, o tempo todo, precisa interagir com outros jogadores ou com os personagens do jogo. A leitura precisa fornecer a ele esses elementos, para que se interesse por ela. E isso jamais acontecerá se ele tiver apenas de fazer resumos e apresentações para a sala, porque estará, apenas, reproduzindo o que leu.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=