Revista Appai Educar As coordenadoras de sala de leitura sensibilizaram as turmas para o trabalho em sala de aula. Os professores articuladores, em contato com Heloisa e Rosane, partem do princípio de que o texto só faz sentido se o aluno conhece minimamente a temática abordada. Os conteúdos textuais são explorados a partir de estratégias de leitura, técnicas e métodos utilizados para melhorar a compreensão e retenção de informações. Segundo Rosane, algumas práticas comuns incluem a antecipação da leitura, exploração dos elementos paradidáticos, criação de hipóteses, informações sobre o autor, o gênero e a temática do texto, a leitura e identificação de palavras-chave, perguntas sobre o conteúdo e pós-leitura. Heloisa também lembra a transdisciplinaridade do trabalho. Os professores regentes envolvem os de Ciências e Geografia, que vão trabalhar conceitos e tópicos como água, ar e solo que as turmas do sétimo ano estudam no calendário escolar. Também nos conteúdos de História porque debatem como foi o uso dos territórios socialmente. Os professores de Língua Portuguesa também participam de todo o processo.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=