REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 167

Revista Appai Educar A equipe pedagógica também favorece o projeto. Ana Paula Barbalho, que também leciona disciplinas pedagógicas no instituto, teve oportunidade de conhecer o projeto como pedagoga e mãe, e acredita que o trabalho tem tido bons rendimentos. “A atividade pedagógica proposta pela Verônica há anos nas suas turmas do Curso Normal é de um valor inestimável! Neste livro os alunos constroem, de forma prazerosa, a identidade individual e de grupo, fundamental para o desenvolvimento infantil. Os registros gradativos das tarefas diversificadas permitem aos pais e alunos perceberem sua evolução nos aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos e sociais, além de ser inclusivo. Tive a oportunidade de receber o ‘livro da vida’ da minha filha para acompanhar. Vi toda a evolução dela e dos amigos da turma”, relata Ana Paula, emocionada. A professora Verônica considera que as atividades em conjunto preparammelhor as novas gerações para os desafios de sala de aula: “Seria fácil se eu simplesmente explicasse o que era o ‘livro da vida’, mas eu quero mostrar como eles poderiam aplicar nas salas de aula. Nossos alunos vão trabalhar com a Educação Infantil e séries iniciais, e acho fundamental apresentar como essa teoria é aplicada e para quê. Os relatos diários estimulam a liberdade de escrever e de se expressar. Os estudantes se sentem protagonistas do processo de construção de nosso livro”.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=