REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 167

Revista Appai Educar O trabalho é proposto às turmas do Curso Normal todos os anos desde 2005. A iniciativa surgiu com o objetivo de mostrar como os futuros docentes podem executar a proposta pedagógica juntamente aos alunos. O projeto visa desenvolver competências e habilidades necessárias para aplicar a teoria quando estiverem atuando como docentes. O resultado principal esperado é que o estudante “aprenda fazendo” registros de vivências. De acordo com a docente, a proposta é lançada no início dos anos letivos e cada integrante das turmas envolvidas fica encarregado de escrever o que acontece durante as aulas, numa espécie de relatório, registro de suas impressões, em formato de um portfólio. A organização da escolha dos alunos escribas se dá por ordem alfabética. A ideia é que o produto final possa ser bonito. Durante o processo, os estudantes são incentivados a ilustrar o “livro da vida” com desenhos, recortes, pinturas, letras de músicas, poesias de suas autorias, caricatura, entre outras formas de expressão. “Faço uma correção dos textos, pego um caderno de meia pauta e peço para passarem a limpo. Eles escolhem o material que vão ilustrar e inclusive confeccionam a capa”, explica.

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