REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 167

Revista Appai Educar Isso porque, segundo Codea, não há como conceber mais este tipo de ensino continuado sem a integração com a tecnologia, sem a flexibilidade adaptativa para os vários contextos de salas de aula e sem a promoção da prática reflexiva, sob pena de não ajudarem os professores a enfrentarem os desafios contemporâneos. “Ainda há muitos docentes que relatam uma desconexão entre a teoria aprendida emmuitos cursos de formação, tanto a básica quanto a continuada, e a situação real em sala de aula”. “Pessoalmente entendo que, para superar tais desafios, os programas de formação continuada precisam ser mais contextuais e personalizados, de modo a adaptar o aprendizado às realidades específicas dos professores em sala de aula. Isso precisa ocorrer de forma contínua e colaborativa, com troca de experiências, reflexão sobre os resultados e o necessário ajuste das práticas docentes. Assim ocorrendo, estaremos mais próximos de garantir que os professores estejam verdadeiramente preparados para educar de acordo com as necessidades impostas pelo nosso tempo”, sugestiona o professor.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=