Revista Appai Educar E a autora Paty Fonte continua evidenciando sua visão, afirmando que a consequência mais grave é que, mesmo sem formação, planejamento ou vivências, as habilidades socioemocionais se manifestam em todos os contextos da vida, especialmente na escola, um ambiente tão diverso. “Querendo ou não, essas habilidades são desenvolvidas e potencializadas, pois estão intrinsecamente ligadas ao relacionamento. A questão é: estamos permitindo que aconteça de forma positiva? Infelizmente, na maioria das vezes, ocorre o oposto. Sem a devida formação, no ritmo mecânico do cotidiano escolar, muitas habilidades acabam sendo moldadas por medo, vergonha, egoísmo e culpa, e surgem dificuldades em buscar novas soluções para os problemas. Vejo muita repetição e pouca autoria. Muito foco no erro e pouco estímulo para aprender com ele. Muita cópia e escassa criatividade. Muita competição e pouca cooperação”, sentencia Paty Fonte, concluindo: “Sem a formação, na mecânica do cotidiano escolar, quantas habilidades são desenvolvidas gerando medo, vergonha, egoísmo, culpa, dificuldade em buscar novas resoluções para os problemas?!
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=