REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 167

Revista Appai Educar Porém, segundo André Codea, uma das mais importantes ferramentas digitais são as de avaliação, que são capazes de criar abordagens dinâmicas e interativas, ajudando a manter os alunos engajados enquanto coletam dados sobre o desempenho dos estudantes em tempo real. “Neste sentido, o muito popular Kahoot e o não tão conhecido Socrative são os mais utilizados pelos professores”, sugere, enfatizando que uma abordagem teórico-prática é sempre mais adequada em termos de formação de docentes e pode incluir atividades que envolvam a criação e o gerenciamento de alunos nessas plataformas, além da simulação de avaliações on-line e da participação em projetos colaborativos entre os próprios formandos por meio das ferramentas digitais. Ao avaliar a temática, Wendel relata que, em publicação recente, o professor Ethan Mollick, da Universidade de Wharton, anunciou que vivemos o “apocalipse do dever de casa” com a chegada de inteligências artificiais generativas. “Nesse aspecto, vejo mais uma oportunidade de termos uma educação que valoriza o aprender fazendo, que não seja tão transmissiva, que não tenha no dever de casa o momento mais frequente de produção acadêmica. John Dewey, Paulo Freire, Anísio Teixeira e outros grandes pensadores já apontaram o caminho”. Diante de algo tão disruptivo como as inteligências artificiais generativas, temos o clima propício para pensar em usos pedagógicos que ampliem a capacidade de docentes e discentes elaborarem conhecimento. “Entendo que as inteligências artificiais disponíveis são, hoje, as principais interfaces para repensar práticas pedagógicas”, opina.

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