E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 166

6 E-book Revista Appai Educar Atividades práticas É notório que educar financeiramente, sobretudo os jovens, contribui para a inclusão social, oferecendo a todos, independentemente de sua origem socioeconômica, a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades que podem melhorar sua qualidade de vida. A longo prazo, isso pode ajudar a reduzir desigualdades sociais e promover uma distribuição mais justa de renda. Mas que tipos de atividades práticas podem ser realizadas na escola para ensinar essa educação monetária? Segundo Vagner Antiqueira, as atividades são muito variadas, uma vez que em cada estágio de ensino existe uma proposta que trará mais resultados. Não importa o nível de escolaridade, o momento de conversa em família sobre as finanças de casa e exemplos de sucesso são sempre bem-vindos. “Na educação infantil, trabalhar com a ideia de comprar e vender seus próprios brinquedos é algo que fará a criança entender que as coisas possuem um valor. Já no ensino fundamental − anos iniciais, é possível introduzir o conceito de poupar, com o uso do cofrinho. Deixar a criança comprar suas guloseimas ou brinquedos com dinheiro é importante para que saiba lidar com troco ou com a falta da quantia para adquirir determinada coisa. A frustração em não conseguir comprar algo pois seu dinheiro não foi suficiente é também uma experiência necessária para essa e outras faixas etárias. No ensino fundamental − anos finais a estratégia é lançar a ideia da mesada a partir de tarefas realizadas. Poupar é algo importante sempre, mas nessa faixa etária já é possível que eles compreendam a diferença entre essa atividade e investir, acrescenta o coordenador enfatizando que no Ensino Médio, como jovem aprendiz, o adolescente já pode ter seu próprio rendimento e já consegue entender o funcionamento de outros tipos de investimento.

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