Revista Appai Educar Se não é o tema mais recorrente nas mesas de debate das comunidades escolares, certamente ainda é uma lacuna a ser preenchida no campo da inclusão. Estamos falando dos desafios relacionados à desigualdade nas possibilidades de uso quanto à tecnologia e internet. Para Wolmer, as limitações físicas de acesso a computadores (notebooks e desktops), celulares, roteadores, conexões e até falta de conhecimento por parte dos usuários sobre os aplicativos e/ou plataformas de Desigualdade de acesso à tecnologia aprendizagens são entraves que precisam ser solucionados. “Uma forma de garantir a inclusão digital de todos os alunos é oferecer recursos que facilitem o uso das plataformas, garantindo uma navegação intuitiva. As instituições poderiam oferecer monitoria presencial e/ou remota para orientar a utilização adequada dos aplicativos e plataformas. Além disso, os governos federal, estadual e municipal poderiamdisponibilizar recursos para assegurar o direito à educação, mesmo nos locais mais afastados dos grandes centros”, sugere.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=