REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 165

Revista Appai Educar Política de avaliação É sabido que o sistema de avaliação é um dos caminhos norteadores para que gestores e professores conduzam suas propostas e as ajustem no decorrer da execução de acordo com o resultado extraído das avaliações. Mas muito se pergunta quais métodos de avaliação são mais adequados para a EAD e como eles podem garantir a integridade acadêmica, dentro dos resultados atuais. Na opinião do professor Wolmer, a modalidade a distância se diferencia quanto ao seu critério de avaliação. Sendo assim, cabe às instituições garantir que a aprendizagem seja realmente efetivada, de forma que elas não podem ficar engessadas nas avaliações dissertativas. “Tanto os professores quanto os coordenadores dos cursos poderão fazer uso de questões objetivas com retornos explicativos, quizes, salas de aulas invertidas, debates em fóruns e seminários, portfólios, autoavaliação, rubricas, além de tarefas on-line e atividades que simulem situações cotidianas e autoavaliações ou avaliações por competência. Claro que todos estes métodos devem estar alinhados com a dedicação do dis-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=