E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 164

6 E-book Revista Appai Educar Integração interdisciplinar Mas nesse cenário de perspectivas positivas e outras nem tanto, como a Educação Ambiental pode transcender as fronteiras disciplinares, conectando diferentes áreas de conhecimento em uma abordagem abrangente? Na opinião de Simone Viana, para que haja o alcance dessa proposta, é necessário implementar a disciplina no processo ensino-aprendizagem de acordo com as especificidades da BNCC (Base Nacional Comum curricular) acerca da sustentabilidade e consciência ambiental, além de disponibilizar material didático-pedagógico para auxiliar os profissionais de educação na abordagem destes temas. “É necessário também realizar pesquisas para o monitoramento e avaliação desse trabalho. Nesta perspectiva, a BNCC proporciona à escola refletir sobre o seu currículo, sobre as necessidades de sua comunidade escolar quanto à realidade de diversificar as práticas pedagógicas e ampliar um leque de possibilidades para a formação do educando. Nessa concepção, ainda segundo a historiadora, o ensino-aprendizagem oportuniza um espaço-tempo de reflexão crítica acerca

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=