REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 163

Revista Appai Educar A arte numa abordagem inovadora Um desses métodos é o NeuroArt, criado pela doutora em ciências Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira, Mestre em Cognição e Linguagem (Uenf/RJ) e Pós-graduada em Psicopedagogia, Educação Infantil e em Arteterapia em Educação e Saúde. Segundo ela, trata-se de uma abordagem inovadora que integra os princípios das Neurociências Cognitivas com a expressão artística. Fundamentado no desenvolvimento da percepção, atenção, memória, emoções e funções executivas, o NeuroArt utiliza a arte em suas diversas formas – como música, dança, artes visuais, teatro, fotografia, cinema, entre outras expressões –, além de atividades cotidianas como decoração, jardinagem e culinária. “A relevância do NeuroArt na educação é indiscutível, uma vez que promove a construção e o fortalecimento de aspectos essenciais como autoconsciência, autoestima, amor- -próprio e autoconhecimento. Alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, o projeto contribui para o desenvolvimento da macrocompetência 8, que enfatiza o autoconhecimento e o autocuidado. Este enfoque reconhece a importância de os estudantes aprenderem a cuidar não apenas da saúde física, mas também do equilíbrio emocional. E vale ressaltar que este método tem sido implementado com sucesso em instituições de ensino, desde escolas de educação básica até o ensino superior”, frisa Acâmpora.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=