REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 163

Revista Appai Educar Arte: um potencial transformador na Educação Chegamos à conclusão de que a arte na educação é mais do que uma disciplina; é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. Ao promover a expressão individual e fortalecer habilidades cognitivas, emocionais e sociais, ela prepara os alunos para enfrentarem os desafios do século XXI com criatividade e resiliência. Ao introduzir métodos inovadores, como o NeuroArt, por exemplo, e superar desafios na integração das disciplinas artísticas ao currículo escolar, os educadores estão moldando o futuro da educação, capacitando os alunos a serem cidadãos criativos, críticos e engajados em uma sociedade em constante evolução. * Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira é Doutora em Ciências da Educação (UA/PY - Rec. Unian/SP). Mestre em Cognição e Linguagem (Uenf/RJ). Pós-graduada em Psicopedagogia, Educação Infantil e Arteterapia em Educação e Saúde (Ucam/RJ). MBA em Coaching Empresarial (Ucam/Prominas). Especialista em Neurociências Cognitivas e Educação Inclusiva. Docente do IFFluminense nos cursos de Graduação: Licenciaturas e Mestrado Profissional Profept. * Cristiano Santos Araújo é formado em Educação Física e pós-graduado em Psicopedagogia, Inteligência Socioemocional e Educação Física Escolar. Mestrando em Educação. Autor do livro “Brincaletrando. Músicas para brincar e aprender” (WAK editora). * Daniela Arêas de Oliveira iniciou o curso de licenciatura em arte e foi para a sala de aula em 2006. Desde então, vem desenvolvendo um trabalho em arte-educação. Em 2020, fez um MBA em história da arte e, no projeto final, abordou a importância da arte na educação básica. Hoje, atua como professora e coordenadora de área desde 2014 no Colégio Santa Marcelina. Contato: danielaareasoliveira@gmail.com. Fotos: Banco de imagens gratuitas do Pexels

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=