Revista Appai Educar Sheyla, assim como os demais especialistas, compartilha da visão e importância de focar em componentes ativos, habilidades emocionais, cognitivas e comportamentais, para trabalhar a empatia nas escolas. “Habilidades emocionais: identificar e expressar sentimentos, lidar com eles, controlar impulsos, reduzir tensões, distinguir sentimentos e agir. Habilidades cognitivas: ler e antecipar reações a situações tensas, usar etapas para resolver problemas, compreender o ponto de vista do outro, entender normas comportamentais. Habilidades comportamentais: não-verbal (comunicação por expressão facial) e verbal (fazer pedidos claros, reagir conscientemente, ouvir os outros)”, frisa. Treinamento para professores A importância do treinamento para professores na promoção da empatia e habilidades socioemocionais é incontestável no cenário educacional contemporâneo. Diante do papel crucial do educador como agente de transformação na vida dos alunos, capacitá-los para desenvolver e estimular a empatia torna- -se fundamental. Este treinamento não apenas aprimora a sensibilidade e compreensão do professor em relação às necessidades emocionais dos estudantes, mas também estabelece um ambiente escolar mais colaborativo, inclusivo e propício ao crescimento integral dos indivíduos.
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