Revista Appai Educar Em sua apreciação a professora Érika Neves ressaltou como a educação brasileira avançou ao incluir na BNCC as competências socioemocionais, destacando que desde 2020 é exigido que sejam contempladas no currículo das escolas. Para tanto, a avaliação socioemocional se reafirma como um recurso privilegiado para o diagnóstico dos aspectos positivos e das limitações de cada membro do corpo discente, sendo possível identificar as competências a serem desenvolvidas. Dentre elas, está também a empatia, afiança Erika, exemplificando práticas e habilidades que, somadas, alavancam essa competência: criar o sociograma com a participação da turma, identificando afinidades e fortalecendo vínculos; tabular a incidência das queixas semanalmente e analisar os dados a cada bimestre; utilizar ferramentas digitais confiáveis e, ao mensurar os resultados e identificar estagnação, busque novas estratégias e parcerias. Contudo, é muito possível que, após ações pedagógicas com intencionalidade, haja o resultado positivo do desenvolvimento das competências socioemocionais. Então, reconheça o mérito dos educadores envolvidos, familiares e especialmente dos estudantes! “Há que se cuidar do broto para que a vida nos dê flor e fruto”, completa a professora, parafraseando Milton Nascimento.
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