REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 161

Revista Appai Educar A professora ressalta ainda que, em ummundo globalizado, exercer a empatia se faz muito necessário. “Nada mais representativo do que aprender e conjecturar sobre esse tema na escola, que é o local primordial de aprendizado. E em um momento em que há necessidade de exercitarmos a empatia, falar e atuar, a começar pelo ambiente escolar. A superação se dá quando o que se aprende dentro dos muros da escola transborda para além desse espaço e vai para a casa dos alunos e então para a sua comunidade. É necessário estimular os estudantes a difundirem aquilo que aprendem na escola e que não fique só ali. Empatia não é um conceito novo, no entanto a prática dessa habilidade precisa sair do campo da teoria e ser de fato implementada nas comunidades. Isso precisa ser estimulado por nós professores”, finaliza. Por Antônia Figueiredo e Jéssica Almeida • Sheyla Baumworcel, pedagoga e pós-graduada em psicopedagogia, e autora da obra “O Livro da Vida”. • Erika Neves, professora, psicóloga, Doutoranda em Psicologia, Mestre em Ciência da Educação e Especializada em Psicopedagogia. • Luciana Cordeiro Felipetto, fonoaudióloga educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e Mestre em Ciências da Educação, além de autora de “A Descoberta do Mundo das Letras” e coautora de “Neurociência e Saúde Educacional: Vencendo Limites”. • Marianna Lourenço é professora de inglês, palestrante e servidora pública da prefeitura do Rio de Janeiro. Em 2023 foi trainer num programa também oferecido pela embaixada dos EUA, apoiando professores do Brasil a se desenvolverem como profissionais e ensinarem inglês usando métodos comunicativos centrados no aluno. Contato: tiateachermarianna@gmail.com / @tia.teacher.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=