REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 156

Revista Appai Educar • Defina um objetivo claro, dê clareza à intencionalidade pedagógica. Que habilidade, competência quero que meu aluno tenha. O que espero que ele aprenda com o desenvolvimento desse jogo? • Produza com os estudantes uma história incrível: todo jogo tem que ter uma história motivante de fundo. • Deixe que os estudantes estabeleçam as decisões dentro do jogo. • Aponte caminhos e possibilidades, caso não surjamnaturalmente, mas provoque o poder de proposição deles. • Promova a colaboração. • Encoraje os alunos a expor suas ideias e projetos. • Crie oportunidades para os alunos compartilharem seus jogos com os colegas e celebre suas realizações. Isso pode aumentar a motivação para ser criativo. • Vamos jogar? • Numbox à parte coloque como funciona o jogo on-line “Aprendendo a coletar”, que foi desenvolvido como uso da plataforma Scratch (https://scratch. mit.edu) de programação emblocos. • “Aprendendo a coletar” é composto de três fases e, à medida que o usuário conseguir descartar corretamente os resíduos sólidos nas respectivas lixeiras, antes que o cronômetro atinja o marco 100, ele avança para a próxima fase. • O usuário começa o jogo com duas chances de errar, que aqui expressamos como “vidas”, e o cronômetro zerado. Porém, a dificuldade é progressiva e se expressa principalmente pela quantidade de resíduos que, a cada avanço de nível, aumentam em quantidade.

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