REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 156

Revista Appai Educar Já o jogo “Trilha dos Restos”, por exemplo, foi criado a fim de permitir que estudantes da educação básica, que já tenham tido contato com as noções envolvendo as quatro operações, construam e/ou solidifiquem os conceitos relacionados à operação de divisão. Nesse caso, é facilmente observável a gradação da dificuldade à medida que se avança pelo tabuleiro e pelas possibilidades contidas no dado lançado, a necessidade de planejamento e antecipação de movimentos a serem realizados quando se está numa determinada casa perto da vitória, entre outros elementos. Para o professor, partir de jogos que dialoguem com a realidade dos estudantes, promover gradação de dificuldade e de desafios, incentivar os estudantes a não desistirem diante das possíveis derrotas/obstáculos, fomentar atuação colaborativa na resolução de problemas, são princípios importantes da gamificação, que podem ser implementados sem a necessidade de um aparato tecnológico de ponta. Mas ressalta que alguns princípios chave, independente das condições favoráveis de mais ou menos recursos, não podem ser desconsiderados ao se projetar jogos ou atividades. São eles “a intencionalidade pedagógica, protagonismo do aluno, diversão dura, colaboração, depuração dos possíveis problemas e exibição dos projetos”, atesta Thiago.

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