REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 156

Revista Appai Educar Como funciona cada jogo? Lopes explica a transformação da escola municipal no GET Pablo Picasso com a construção do laboratório maker, com ummodelo inovador que leva seus 240 alunos do Ensino Fundamental I a pensarem em propostas inovadoras e soluções criativas, com um trabalho interdisciplinar. Segundo Thiago, “a intenção dos jogos criados não é tão somente premiar aquele que consegue cumprir todas as etapas apresentadas pelos games, mas sobretudo levar os alunos a perceber a intencionalidade pedagógica, o protagonismo de cada um, intensificar a colaboração, a depuração dos possíveis problemas e exibição dos projetos”, afiança o professor. Ele destaca que a ideia central é levar o aluno, jogador, a descartar corretamente os resíduos nas respectivas lixeiras, antes que o cronômetro atinja a marca “100”. São três níveis ao todo, explica ele, frisando que a cada um deles o grau de dificuldade é incrementado com a aceleração na marcação do tempo, à medida que o usuário vai avançando nas fases. “Assim, podemos observar do relato acima os seguintes elementos do jogo: pontuação, gradação da dificuldade, cronômetro, história condutora, por exemplo”, enumera o docente.

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