E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 155

7 E-book Revista Appai Educar Para isso, a especialista em tecnologia educacional sugere que o educador esteja antenado com as opções de recursos que estão à sua disposição, tanto o que é ofertado pela instituição de ensino, como também os recursos gratuitos disponíveis na web. Outro aliado é ter conhecimento do que seus estudantes consomem, com quais dispositivos se familiarizam e usam com mais frequência. E quando o assunto é o uso ou a incorporação dos milhares de aplicativos educacionais, e-learning e plataformas de ensino on-line, parece que o tema desafio permanece ancorado nos manuais didáticos de muitos professores, sem muita força para movimentar-se com a rapidez com que o mundo dos softwares e IAs se desloca. “Temos que estar preparados não só para aplicar a usabilidade, mas também avaliar com propriedade, cuidadosamente, os aplicativos e plataformas disponíveis. Isso é essencial”, garante Ângela Mota, especialista e Mestre em Educação. Nesses cenários de tantas ofertas de aplicativos educacionais, vídeos e uma enxurrada de conteúdos ligados ao tema, é primordial que os professores escolham ferramentas que estejam alinhadas com os objetivos de ensino e aprendizado da sua sala de aula. A integração das ferramentas digitais deve ser feita de forma estratégica, não apenas como um complemento, mas como parte essencial do currículo, enriquecendo a experiência de aprendizado dos alunos. “Além disso, é importante considerar o potencial da personalização da aprendizagem e do acompanhamento aperfeiçoado oferecido por essas tecnologias”, frisa.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=