12 E-book Revista Appai Educar Tecnologia nas escolas: uma realidade para todos? Ortega destaca que a tecnologia não é um fator essencial, e sim um facilitador com grande potencial. “Ainda que não haja muitos recursos disponíveis, o professor pode e deve propor atividades que tirem os alunos da mesmice de sempre, de estar em uma posição de mero expectador para uma posição de participação do processo. Crie experimentos, explore o entorno, utilize as informações e recursos que estão ao seu redor, afinal uma tesoura também é uma tecnologia. O aprendizado não pode e não tem que estar limitado entre quatro paredes. O docente deve buscar por abordagens onde o estudante consiga aprender e evoluir de forma participativa e autônoma”, finaliza. Um dos pontos levantados é a questão da equidade. Garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário à tecnologia é um desafio importante, pois mesmo fazendo parte da Constituição essa lacuna ainda está muito longe de fechar, por vários fatores. “É fundamental um esforço conjunto de governos, escolas, comunidades, setor privado e organizações sem fins lucrativos. Medidas como a alocação de recursos para infraestrutura de conectividade, fornecimento de dispositivos para estudantes carentes, treinamento de professores em tecnologia educacional e desenvolvimento de conteúdo acessível são cruciais para promover a igualdade de oportunidades de aprendizado”, alerta Ana Vale.
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