E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 155

11 E-book Revista Appai Educar * Outra sugestão dada pela especialista é gravar um podcast com a turma, onde cada conteúdo gravado traz um tema ou assunto tratado em aula, sendo discutido com estudantes e professores. “As possibilidades são muitas e muito variadas. O que é preciso é sair da caixinha e, para isso, o docente pode inclusive construir essa proposta de trabalho colaborativamente com os seus estudantes, questionando o que gostariam de fazer ou o que poderia ser feito com o celular dentro da proposta de aula ou projeto”, destaca. Mas como equacionar o uso correto? Existe um padrão? Uma receita secreta que, associado ao tempo de aula e mesmo com a falta de maturidade de boa parte dos alunos no uso consciente do celular em sala, resulte na fórmula perfeita? Para maximizar o uso de aparelhos em sala de aula, alguns especialistas afiançam que é importante definir regras claras e expectativas. “Além disso, práticas interativas, como o uso de aplicativos educacionais e recursos on-line, podem envolver os alunos em atividades de aprendizado, como pesquisas, jogos educacionais e discussões em grupo. Os dispositivos também podem ser utilizados como ferramentas de pesquisa, incentivando os alunos a buscarem informações relevantes durante a aula”, afirma Ângela Mota.

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