REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 154

instituições de ensino, já que o bem-estar dos profissionais de educação reflete não somente na qualidade da formação, mas também na vida pessoal dos educadores. Segundo a pesquisa, o suporte psicológico na maioria dos casos não é oferecido pelas escolas, cenário que deixa o profissional desamparado quando os primeiros problemas se manifestam. As instituições precisam trabalhar a capacitação dos próprios educadores e desenvolver uma cultura dentro de suas organizações que permite espaço para os colaboradores expressarem suas dores emocionais com uma escuta empática e compassiva. A pressão da vida escolar é muito grande, além do trabalho que vai além da carga horária, já que é comum o envolvimento emocional dos professores com os alunos, que também passam por problemas. Uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ouviu mais de 100 mil professores de todo o mundo. Dentre os brasileiros, 12,5% afirmaram ser vítimas de agressões verbais ou não verbais ou intimidação por alunos ao menos uma vez na semana.

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