REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 154

Mesmo vislumbrando a nuvemdamudança, professores e formadores da educação são céticos ao afirmaremque não seria prudente, muitomenos adequado, romantizar o cenário atual da educação. Pois, segundo eles, ainda existemquestões, como, por exemplo, da pessoa comdeficiência, que ainda é um tabu emnossas escolas. De acordo compesquisas, boa parte dos educadores afirma não se sentir pronta oumesmo capacitada para receber uma pessoa comdemanda inclusiva, isso emummomento histórico para a educação, sobretudo numcontexto emque quase nunca os diagnósticos e laudos chegam tão cedo nas nossas escolas e creches. Contudo, a educadora traz à luz a esperança transformadora daqueles que fazem do ofício demediar saberes umcombustível paramover omundo. “O nossomaior desejo hoje é que consigamos nos aperfeiçoar emnossas práticas educacionais o mais rápido possível e que sejamos repletos de empatia, commais emelhores habilidades de relacionamento, sabendo lidar comnossos sentimentos e problemas não apenas no ambiente escolar, como emnosso cotidiano. Afinal, nesse grande carrossel da vida, tudo isso faz parte do educar”, garante Miriamde Paula.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=