REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 154

Para ampliar essa qualidade formativa, explica Vicente, o PH tem dois tempos semanais na grade do colégio de uma disciplina chamada “convivência ética e projeto de vida”, que é destinada ao respeito à pluralidade, à construção de habilidades socioemocionais, a debates, a reflexões sobre interações sociais. Momento mediado por professores, para aprender, por exemplo, a diferença entre liberdade de expressão e liberdade de ofensa. “Dessa maneira, despertamos, assim, outras capacitações, que são importantes para o convívio na sociedade”, elenca o vice-diretor do PH. Por conta disso, foram criadas avaliações diversificadas, que irão considerar não só o conteúdo, mas também os métodos empregados para desenvolver as atividades, as atitudes e comportamentos dos alunos. “Tivemos que passar por um longo processo de qualificação de educadores e temos formações frequentes para atualizar os profissionais para esse tipo de olhar. Acho que não dá pra pensar em educação sem considerar um processo formativo que englobe aspectos comportamentais, que vão muito além da questão conteudista”, esclarece Vicente Delorme.

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