REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 154

Formação continuada no Brasil ainda é considerada um desafio A especialista emGestão Escolar, Orientação Pedagógica e Educacional, Vilma Soares, ressalta que a formação continuada no Brasil, de uma maneira geral, é ainda tratada como um desafio na visão de municípios e estados. “A escassez de tempo por parte dos professores para a dedicação aos estudos é um dos obstáculos encontrados. Além disso, precisamos ultrapassar a dicotomia entre a teoria e a prática nos processos de formação e que essa articulação seja reconhecida pelos educadores”, explica. Contudo, Vilma garantequeprecisamos avançar noaprofundamentodas políticas públicas no campoda formação continuadanopaís, como condição indispensável para a transformaçãoda escola. “Para aminhaqualificação, atualmente, tenhooptado por cursos no formato on-line para suprir a escassez de tempo, devidoà cargahorária extensadiáriade trabalho, porémissoainda não é opanorama ideal. A formação continuadadeprofessores é fundamental para a melhorianaqualidadede ensinoofertada. Trata-sedeumprocessoque, alémde contínuo, deve ser permanente. E abranger práticas pedagógicas enovasmetodologias”, afirma a especialista.

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