E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 153

14 E-book Revista Appai Educar artífice de sua história. Além disso, esse jovem, por meio da oralidade, acaba por expor o que já apreendeu e consegue demostrar isso aos outros, o que eleva sua autoestima para executar muitas das tarefas propostas em sala. Fernanda conta que em seu trabalho como docente do Projeto Carioca da Prefeitura do Rio de Janeiro elaborou um projeto antirracista e delegou aos próprios alunos a pesquisa de campo que fizeram para elencar os tipos de ações que mais atingem os estudantes pretos. Sem a presença da educadora e usando a oralidade, tiveram de ir de sala em sala explicar o projeto e os objetivos. Nesse intervalo, todos os alunos e o professor da turma fizeram um registro anônimo ou não de uma situação em que viveram ou presenciaram e que se configurasse um caso de racismo. Segundo Fernanda, para a surpresa de todos, a participação foi alta e os registros demonstraram que essa ação precisa ser contínua na unidade escolar em que leciona. “Os relatos ratificam o que já pensávamos: o racismo afeta e prejudica a vítima que pode desistir de estudar, aumentando as estatísticas de evasão escolar. Dessa forma, são trabalhados tanto o protagonismo quanto a autonomia dos discentes participantes desse projeto”, explica Fernanda.

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