10 E-book Revista Appai Educar Um outro ponto destacado pela professora diz respeito à importância da escolha dos textos ser adequada à faixa etária dos alunos, de forma a despertar o interesse e a curiosidade pela leitura, estimulando para que seja praticada em voz alta, trabalhando a comunicação oral em atividades sociais e culturais que mobilizem os estudantes. “Além disso, os docentes podem trabalhar a oralidade dos alunos fora das telas por meio da realização de excursões, visitas a museus e outras atividades que envolvam a comunicação e interação social. Essas práticas permitem que os estudantes experimentem diferentes contextos de comunicação e ampliem suas habilidades verbais”, reforça. Fernanda Lessa acredita que a estratégia pedagógica mais adequada, que ela mesma aplica em sala com os alunos, é a leitura em voz alta de livros e de textos em que os versos levem à musicalidade, proporcionada pelas rimas. “Neste bimestre, estou lendo várias obras. Dentre elas, os estudantes gostaram bastante do ‘Brasiliana: lendas do Brasil em versos de cordel’, de Gonçalo Ferreira da Silva, com ilustrações de Rafael Limaverde. Como parte do estímulo à oralidade, após a leitura de um livro, lanço o desafio para eles produzirem histórias de sua própria autoria, usando versos e rimas”, conta.
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