REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 152

Revista Appai Educar O compartilhamento de experiências sobre o uso desses recursos no ambienteescolar certamenteampliará as potencialidades da tecnologia. Entretanto, é preciso estimular tanto estudantesquantoeducadores ausarema IApara fomentar opensamento crítico e criativo, e não apenas para a execução automática de tarefas. RAE: Como os professores podem se prepararpara lidar coma integraçãoda inteligência artificial em sala de aula? Regina Silva: Sabemos que grande parte dos estudantes é expert em novas tecnologias. Omedo do novo, com o qual os professores muitas vezes se deparam, não deve ser um limitador para explorar novas ferramentas digitais no ambiente escolar. Os docentes podem considerar os estudantes como parceiros no processo ensino-aprendizagem, o que representa uma grande oportunidade para enriquecer suas aulas, aproveitando a familiaridade dessa geração com as novas tecnologias. Dessa forma, podemse sentirmais preparados para integrar a tecnologia emsua prática pedagógica ao trocar experiências comcolegas, pesquisar na internet e redes sociais, participar

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=