Revista Appai Educar nº 151

Revista Appai Educar E como dissemos anteriormente, várias escolas têm feito uso dessas inteligências, seja para ajudar a personalizar a aprendizagemdos alunos ou na criação de atividades e recursos complementares que atendamàs necessidades e interesses das turmas, tornando o ensinomais atraente e envolvente. E é o que vem realizando o professor de Empreendedorismo e Geografia Robson Paulino da Silva, no Colégio Estadual República Italiana, através do projeto Jogos de tabuleiro, com suas turmas do Ensino Médio. Habilidades empreendedoras Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre as turmas desse nível educacional, o professor lançou mão da gamificação, não somente pela proximidade dos educandos com essa prática, mas por ser uma atividade lúdica, educativa e eficaz para o ensino de conceitos empresariais e do empreendedorismo. “Começamos a montar o escopo do projeto pedindo uma sugestão para a inteligência artificial e no final, depois de muito debate e trabalho, praticamente não tínhamos quase nada da ideia criada pelo dispositivo, ou seja, foi somente um pontapé inicial”, revela Robson. Mas por outro lado, avalia o professor, o ChatGPT nos ajudou com subsídios para a elaboração dos jogos com conhecimentos que buscamos de forma muito fácil, o que contribuiu para manter os estudantes motivados e engajados em suas pesquisas.

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