Revista Appai Educar nº 151

Revista Appai Educar Para os gestores, o uso do ChatGPT pode facilitar diversos processos. Como, por exemplo, os modelos de documentação como as escalas de professores, relatórios de aprendizagem, roteiros para encontros de formação de docentes, registros de pauta para reuniões com famílias de prestação de contas, diversos tipos de convites e comunicados, planos de aula e muito mais! Lembrando que o ChatGPT pode criar paradigmas gerais que podem ser adaptados e personalizados posteriormente pelos gestores escolares. Para tornar o modelo o mais próximo possível da realidade de cada escola, os usuários podem inserir informações mais específicas. Quanto mais detalhes e dados fornecer, maior será a possibilidade do ChatGPT gerar uma base que atenda às suas necessidades. Além de auxiliar na criação de documentos do cotidiano do gestor escolar, o ChatGPT pode ajudar os educadores em outras tarefas. A autora de diversos livros – entre eles “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?” e “Desmistificando a inteligência artificial” – Dora Kau•man exemplifica o uso da tecnologia para criação de questionários para testar a compreensão dos alunos sobre determinado tópico ou ainda gerar tarefas diferenciadas, ou seja, personalizadas ao perfil de cada estudante. Além de produzir exemplos de respostas de referência às tarefas propostas pelos docentes, gerar questionários de múltipla escolha para avaliar a compreensão dos alunos, criar plano de aula com base na realidade de cada classe e desenvolver recursos visuais como imagens, pôsteres e/ou vídeos ilustrativos dos conteúdos a serem abordados.

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