E-book exclusivo

20 Matéria principal Revista Appai Educar * Algumas práticas para colocar o aluno como protagonista Muitas são as práticas que podem ser adotadas pelo professor, a fim de favorecer o protagonismo do aluno. Entre elas, a promoção de atividades que estimulem a reflexão, a discussão, a valorização da diversidade de ideias e a participação ativa dos educandos na definição dos conteúdos e metodologias de ensino. Além do incentivo aos discentes, por parte dos educadores, a fim de assimilar uma postura mais participativa e crítica pautada na vivência, na busca de informações, na pesquisa e na utilização de ferramentas tecnológicas para ampliar seu acesso ao conhecimento. “As aplicações digitais oferecem uma variedade de recursos e ferramentas que estimulam a curiosidade, permitindo que os alunos explorem conceitos e ideias de maneira mais aprofundada e autônoma. Esses recursos incentivam o pensamento crítico, a resolução de problemas e a tomada de decisões dentro de um contexto simulado, o que torna o processo de aprendizagem mais envolvente e contextualizado. Os projetos e as atividades colaborativas também são pontos de incentivo para que os alunos trabalhem juntos e compartilhem ideias sob diferentes perspectivas, considerando múltiplas soluções para um mesmo problema. Isso, sem falar nos feedbacks contínuos, que permitem que cada estudante reflita sobre suas próprias escolhas, dificuldades ou potencialidades e, dessa forma, contribua para o desenvolvimento do seu pensamento crítico”, explica Martin Oyanguren.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=