REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 149

Revista Appai Educar Rosangela destaca que ainda se faz necessária a adoção de novas ações educativas inclusivas, a fimde se ampliar as aprendizagens dos alunos e aperfeiçoar os conhecimentos digitais e culturais dos professores para que haja uma sintonia harmônica entre o mediador e omediado. “Nós educadores precisamos estar emconstante evolução, a fimde acompanharmos omomento transformador da educação que aponta para a construção do ‘currículo cosmopolita’, como afirma o professor José Morgado, que desenvolve as seguintes propriedades: Pensamento crítico; Competências científicas e pedagógicas; Técnicas de comunicação; Competências linguísticas; Competências colaborativas e Destrezas tecnológicas”, assegura a pedagoga. Inteligência artificial e as práticas pedagógicas A inteligência artificial já é um recurso presente e que influencia na vida das pessoas, seja de forma direta – como assistente virtual do Google ou a Alexa, por exemplo – ou indireta, comas aplicações de machine learning, como o Uber, que verifica o melhor caminho e omotoristamais adequado a cada viagem. “Nós solicitamos o serviço, mas não compreendemos o que está por trás de todo o processo”, é o que explica o Coordenador de TE e profissional Maker no Colégio Santa Marcelina do Rio de Janeiro, Emerson Francisco Santos.

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