O Impacto das Mudanças Climáticas em Sala de Aula

Revista Appai Educar Idealizado pelo professor Erivelto Reis, das disciplinas Língua Portuguesa, Linguagens Aplicadas às Tecnologias, Tecnologia, Inovação e Ambiente e Estudos Orientados, o projeto é o resultado da produção escrita dos estudantes do primeiro ano do Novo Ensino Médio. “Durante as aulas, quando falamos de elementos ligados à linguagem artística e a sua relação com as tecnologias, trabalhamos contos, séries, filmes, trechos de romances em que os temas das viagens no tempo, a relação entre a humanidade e os robôs, as grandes invenções e as possibilidades de deslocamentos no espaço, além da vida em outros planetas, foram sendo apresentados e discutidos com os nossos alunos”, explica o educador. O intuito do projeto é que os discentes conheçam autores e obras importantes da ficção científica e possam explorar o contato com o gênero e o referencial cultural em relação ao tema. Segundo o educador, foi ummomento em que assuntos relacionados ao dia a dia ou às preocupações dos alunos puderam permear a produção de ideias e invenções em relação ao futuro, como mochilas voadoras ou a utilização de energia limpa, chegando à discussão sobre o que seria ético ou não numa eventual viagem no tempo. Alémdisso, foramdiscutidos os problemas como a violência, a guerra, o racismo e as relações afetivas e pessoais que nortearamnão apenas a idealização do que seria a vida no futuro, como tambémos contos que os alunos produziram. “As aulas nas oficinas pretendiam, portanto, que os estudantes se sentissemmotivados a colocar na escrita desse gênero narrativo os elementos de sua vivência e de sua criatividade”, explica o professor.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=