O Impacto das Mudanças Climáticas em Sala de Aula

Revista Appai Educar quenos através da transmissão oral, contando histórias dos dinossauros, seu surgimento, como viviam e tudo que colaborasse para aumentar suas descobertas e conhecimento.”, relata a professora. De acordo com ela, os conhecimentos natural e social das disciplinas de ciências, história e geografia foram MUSEU NACIONAL E OS DINOSSAUROS desenvolvidos de forma interdisciplinar com os conhecimentos de linguagem, oralidade, leitura e escrita, lógico-matemático, movimento e artes. “As crianças também participaram do planejamento registrando um roteiro no cartaz mencionando quais as atividades que gostariam de realizar”, relembra Karla. Ao final do período de pesquisa e registros das respostas orais-coletivas, o projeto culminou com um livro feito pelos alunos sobre os dinossauros, seus hábitos e histórias de vida. Além do livro, os estudantes também realizaram uma exposição na escola, com apresentação de maquetes, cartazes, desenhos autoexplicativos reproduzidos e pintados por eles. “Durante a exposição, eles também exibiram alguns materiais utilizados e pesquisados pelos paleontólogos em suas explorações, como lupas, pincéis e fósseis, e explicaram a utilidade de cada um aos colegas das outras turmas”, afirma a docente. Logo depois da exposição, os alunos também participaram de uma aula de campo no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em que puderam ver, conversar e trocar saberes com os monitores responsáveis pelos acervos suas descobertas sobre os dinossauros e a era geológica em que os répteis gigantes viveram. No dia da visita, segundo Karla, omonitor do museu ficou umpouco receoso quanto a usar termos científicos para a turma. “Então falei que poderia falar, pois os pequenos conheciam, porque pesquisaram. Eles começarama falar os nomes dos períodos da eraMesozoica e o que aconteceu emcada umdeles, então omonitor ficoumuito surpreso, pois eramcrianças de 5 anos!”, enaltece a professora.

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