O Impacto das Mudanças Climáticas em Sala de Aula

Revista Appai Educar devemassumir responsabilidades no desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências, pois já é preciso construir um futuro diferente para omeio ambiente, combase empelomenos três pilares: engajamento (social, político e econômico), mudança de hábitos e desenvolvimento científico e tecnológico. Pois não há como transformar a realidade em escala ampla sempessoas comprometidas e recursos”, alerta Fernanda. Quando olhamos para os diagnósticos da saúde do planeta, as notícias não são as melhores. Pois, segundo especialistas, a terra esquentou 1,09°C desde a Revolução Industrial, no século XIX, e, desse total, 1,07°C é provavelmente de responsabilidade humana. Para Cubiaco nossas atitudes e hábitos de consumo se tornaram uma verdadeira força impulsionadora da degradação, contribuindo para mudanças tanto nos processos naturais quanto na química da atmosfera. “O planeta sofre com a acidificação dos mares, com mudanças no clima e com a poluição dos solos, águas e ar levando à extinção inúmeras espécies e, num futuro talvez não tão distante, a nossa”, sentencia. O QUE PODEMOS FAZER? Se o que transforma o mundo são as pessoas e o que transforma as pessoas é a educação, fica compreensível entender que ela, aliada à informação, forma os alicerces básicos para a geração de medidas e ações positivas, que ajudem a socorrer o planeta e garantir a revitalização do meio ambiente e seus ecossistemas. Mais que estar presente nas salas de aula desde as séries iniciais, a educação ambiental, de acordo com Fernanda Cubiaco, precisa estar sendo aplicada e dissemi-

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