REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 147

Revista Appai Educar A inclusão da tecnologia no processo de ensino também gera maior interesse por parte dos alunos, já que seu uso nas escolas aproxima a realidade dessas crianças ao que vivenciam no processo de aprendizagem, garantindo um ensino com base nos seus interesses. Mas, claro, é preciso atenção. Por outro lado, essa realidade tão conectada também pode gerar nas crianças e jovens Alpha dificuldade de concentração, ansiedade, menor tolerância à espera e frustração. É nessa esfera que o papel da escola é ainda mais importante. É preciso aproveitar o que a tecnologia tem de melhor para minimizar tais efeitos colaterais. Ao disponibilizar soluções educacionais que desenvolvam as habilidades socioemocionais, por meio do ensino interdisciplinar Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), as instituições propiciam um ambiente para o fortalecimento de importantes competências como comunicação, colaboração, criatividade, confiança e resiliência. É possível fortalecer o protagonismo dos alunos, que passam a ser autores do conhecimento, dando a oportunidade ao professor de se tornar ummediador dessa jornada, fazendo com que as crianças vivenciem e reflitam sobre o que estão aprendendo. O fato é que cada geração precisa de uma atenção específica e, por isso, é importante que as escolas estejam atentas a essas necessidades para formar os cidadãos do presente e do futuro, apoiando-os da melhor forma possível na jornada de ensino-aprendizagem. * Regina Silva, diretora pedagógica do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área da Positivo Tecnologia para negócios de educação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=