REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 147

Revista Appai Educar Com a participação do presidente da instituição, de um dos adestradoresedocão-guiaZeus, a iniciativacontou com a mesma dinâmica do projeto de leitura dos rótulos. Dessa forma, os estudantes puderam conhecer de maneira dinâmica o trabalho desses animais paraa rotinadas pessoas com deficiência visual. “Esse tipo de ação proporciona a oportunidade de desenvolver habilidades como autonomia, proatividade e curiosidade para a resolução de problemas. Também estimula a comunicação interpessoal e o trabalho emequipe, tanto entre os pares, quanto na relação estudantes e professor”, garante Fernanda. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A pedagoga ressalta que em todo o processoametodologiautilizada foi a aprendizagemsignificativa. Ou seja, a funçãosocial doatodeaprender, com foco na formação de indivíduos que possam fazer a diferença na sociedade. Para isso, a temática envolveu diversas disciplinas, proporcionando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Ela conta ainda que foramutilizadas ferramentas digitais, comooYouTube,alémdemateriaisde arte para a confecçãodo livro. “Como desdobramento do projeto ao longo de sua realização, foi possível trabalhar também as habilidades cognitivas das crianças”, conclui Fernanda. Colégio Santa Marcelina Estrada do Açude, 250 – Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro/RJ CEP: 20531-330 Tel.: (21) 2492-2124 Fotos: Bancode imagens gratuitas do Freepik.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=