REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 147

Revista Appai Educar A Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade e especialista em Neurociência Cristiane Guedes explica que a adultização infantil consiste em experiências inadequadas para o desenvolvimento da criança, que estão diretamente relacionadas com o processo de aceleração da infância e da pré-adolescência. “São estímulos a comportamentos que destoam da sua idade cronológica e emocional, promovendo a aceleração das fases do desenvolvimento infantil, sem que se tenha a vivência, por falta de estimulações adequadas para a idade. O que leva as crianças a entrarem na realidade dos mais velhos sem reservas emocionais ou sem o preparo físico e psicológico adequados para viver essas experiências que não são reais, pois são do mundo do adulto”, afirma. A especialista aponta ainda que a adultização infantil está diretamente relacionada à vida proposta à criança, que não auxilia o seu desenvolvimento natural. Os pequenos passam a imitar atividades sugeridas pelos adultos sem terem recursos emocionais, criatividade ou mesmo planejamento de futuro. “São sensualizadas em demasia, o que as confunde diante das experimentações emocionais pertinentes ao seu desenvolvimento. São crianças que experienciam o apogeu de uma ‘carreira’ promissora que só tem a duração de alguns cliques, por um curto tempo e servem de espelho para a relação que o adulto tem com a sociedade. Estão relacionadas ainda questões como vestimentas, local adequado à idade, entre outros pontos que servem de alimento emocional para o adulto”, pontua Cristiane Guedes.

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