REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 145

Revista Appai Educar RAE – Na escola quais são as soft skills e hard skills necessárias para manter um ambiente escolar mais harmônico entre os atores? Gabriel Alves – É importante definir as diferenças entre hard e soft skills. A primeira integra competências e habilidades técnicas que são adquiridas por meio de formação, cursos, certificados. São exemplos delas: fluência e compreensão de idiomas estrangeiros, técnicas de escrita e redação, apresentação de seminários, gestão de projetos, entre outros. Já as soft skills, como explicado acima, são questões mais subjetivas e talvez atémais difíceis de seremavaliadas. Por isso, émuitoimportantetermosorespaldo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para que essas competências estejam, obrigatoriamente, na grade curricular. Na escola, elas são aplicadas de forma transversal e multidisciplinar, ou seja, estão presentes em todas as matérias e vão sendo desenvolvidasgradualmenteacada nova etapa do ensino. RAE – Por que só agora no Brasil estão se falando acerca dessas competências? Gabriel Alves – Acredito que já exista esse movimento há alguns anos. A própria BNCC, que foi homologada em 2018, já levaessas competênciasem consideraçãoerecomendaque a escola adapte seu currículo para aplicar e desenvolver as habilidades dentro de diversas disciplinas. Mas o maior interesse no tema pode estar relacionado ao fato de que o mercado de trabalho exige, cada vez mais, que os candidatos tenham essas competências, por ser fundamental ao indivíduo do século XXI e que convive em ummundo globalizado, permeado pela tecnologia.

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