REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 145

Revista Appai Educar “Por exemplo, o ponto 1B na malha quadriculada representa o jogador Alex Telles, enquanto o ponto 1H representa o atleta Vinícius Junior. Já o ponto no centro das demarcações entre 4H e 4I representa o atacante Richarlison. Encontrar os jogadores conforme as coordenadas pode servir de desafio para a turma”, ratifica a professora. Outra sugestão é evidenciarospadrõesgeométricos por meio da arquitetura das sedes da competição e o contexto cultural da história do Catar, já que cada estádio temumformatoarquitetônico exclusivo. “O projeto do Al Bayt, que será palco para o jogo de abertura da Copa entre Catar e Equador, tem inspiração nas tendas nômades e seu design externo possui padrão geométrico característico da cultura local. Por isso, uma alternativa é desenvolver atividade a partir desse aspecto, considerando a técnica Girih, presente nas ornamentações islâmicas, que consiste em desenhos geométricos formados geralmente por estrelas e polígonos”, exemplifica a professora de Matemática. O termoGirih significa “nó” empersa e refere-se a um conjunto de 5 peças que podemser combinadas de diferentesmaneiras para gerar padrões geométricos geralmente observados nas construções da arquitetura islâmica

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=