Revista Appai Educar - 143

Vale ressaltar que a meta 4.7 propõe que até 2030 é preciso garantir que todos os estudantes adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável. Por esta razão, é de extrema importância avançar nessa temática, tendo em vista que os anos de forComo abordar a política dos 3 Rs na escola? mação são o momento chave para se aprender a importância da sustentabilidade e refletir sobre o aquecimento global, a escassez de água, as montanhas de lixo se acumulando enquanto os recursos se esgotam. Logo, a escola tem um papel fundamental neste processo. Reutilizar: o segundo passo é buscar reutilizar aquilo que não foi possível reduzir. Fazendo uso da criatividade, é viável encontrar novas funções para objetos que antes seriam jogados fora. Reciclar: depois de tentar reduzir e reutilizar, a última atitude possível é optar por enviar o produto para reciclagem, por meio da coleta seletiva. Além de diminuir o impacto dos resíduos sobre o meio ambiente, isso também ajuda economicamente catadores e cooperativas. O nome “3 Rs” vem da abreviação das três medidas a serem adotadas por todos para a melhoria do meio ambiente: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A política foi criada para que as pessoas diminuam a produção de lixo. Trata-se de um incentivo ou uma campanha para influenciar a população a poluir menos o meio ambiente através de um consumo consciente e também de ummanejo sustentável dos produtos e materiais utilizados no dia a dia. Reduzir: para reduzir os resíduos, é preciso primeiro frear o consumo. Isso é extremamente complexo em uma sociedade que nos estimula a comprar o tempo todo. Portanto, é importante plantar essa semente nos alunos desde cedo. Estudos recentes comprovamque o uso da interdisciplinaridade funciona como fator de transformação pessoal, e não apenas como uma ferramenta de integração entre teorias. Tratando- -se o tema da sustentabilidade de maneira integrada comas ciências humanas, exatas, arte, literatura e demais áreas do conhecimento, é possível se aproximar mais do aluno e levar a discussão para além da sala de aula.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=