Adobe Photoshop PDF

Confeccionar brinquedos: espiga de milho, pano e meias erammateriais utilizados para fabricar bonecas. Pedir para os estudantes confeccionarem esse tipo de brinquedo pode ter um resultado muito divertido. Imagine um desfile de moda de bonecas de pano? Essa ideia se estende para a fabricação de diversas outras diversões, como pipas, estilingues ou figurinhas. Esta dinâmica, além de trabalhar com a criatividade e a concentração, pode ser utilizada para abordar temas como: a atemporalidade das brincadeiras, qual comparação pode ser feita com os jogos virtuais e qual o espaço dessas atividades no cotidiano dos alunos. Contar histórias: o folclore é uma cultura oral e por isso começa nesse tipo de manifestação. “Contar uma história vai muito além do ‘era uma vez’. Você está exercendo uma função ancestral que vem de todos os povos. O simples fato de contar algo já é trabalhar o folclore, já é movimentar a cultura popular”, lembra Beatriz Gimenes. Um exercício interessante é pedir para que os alunos também participem da contação da história inserindo suas experiências. Falar sobre a “cultura caseira”, aquilo que o estudante vive A educadora selecionou algumas sugestões de atividades para abordar o tema em sala de aula. Confira! todos os dias, faz parte da noção de folclore e, às vezes, funciona melhor do que simplesmente apresentar mitos e lendas.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=