Adobe Photoshop PDF

Com leitura cadenciada, linguagem simples e lúdica, os poemas e textos com rimas são uma ótima maneira de introduzir as crianças no mundo da literatura. “O professor pode começar com aqueles mais curtinhos e simples. E, conforme o aluno for se desenvolvendo, é possível apresentar textos maiores e mais profundos. Inclusive incentivando-os a escrever seus próprios versinhos”, exemplifica. Sem sombra de dúvidas, os poemas contribuem com o aprendizado e o processo de alfabetização e possibilitammúltiplas interpretações, fazendo com que os alunos se engajem em suas próprias reflexões, despertando também a sensibilidade. “Eles são ferramentas poderosas para ajudar a entender a linguagem, desenvolver as habilidades de fala e escrita e se conectar a eventos culturais ou históricos”, enaltece Beatriz. O CORDEL FOLCLÓRICO Comemorado no dia 22 de agosto, o folclore é marcado por se tratar de ummomento mágico com ricas lendas, histórias, “causos”, entre outras expressões culturais, por isso é uma importante data comemorativa que deve ser abordada nas escolas. Considerando a riqueza de conhecimentos existentes no folclore brasileiro, o ideal é que o professor busque as mais diversas formas de trabalhar esse tema com seus alunos. Ao inserir o cordel folclórico nas atividades escolares, é necessário seguir uma hierarquia em relação às informações a serem passadas ao alunado. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), primeiramente o docente deve fazer com que o estudante compreenda o conceito de folclore, seguido da identificação de diferentes manifestações culturais, respeitando e considerando a faixa etária escolar, consequentemente ampliando o vocabulário de seus alunos.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=