REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 141
42 Revista Appai Educar J á imaginou unir fatos históricos, tecnologia e assuntos do cotidiano em um único projeto? É o que a professora Mirtes Alves fez com os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Raymundo Correa, localizado em Queimados. A ideia foi desenvolver uma educação multidisciplinar a partir da criação de um jornal escolar. E o mais legal foi que eles desenvolveram uma versão impressa e uma virtual para o Youtube. A educadora conta que o ponto de partida foi levar um grupo de estudantes para uma trilha onde caminharam por cerca de duas horas em um percurso histórico, para transformar as informações em um jornal para ser distribuído em toda a comunidade escolar. “O intuito dessa iniciativa foi estruturar a elaboração, produção e edição do periódico. Além disso, compreender que o aluno é protagonista na construção do seu conhecimento”, explica Mirtes. De acordo com ela, a ideia foi compartilhar com a comunidade escolar a experiência adquirida após finalizar a edição do jornal e tornar o projeto permanente no calendário escolar. “A metodolo- gia usada foram as ativas, onde o aluno é protagonista da constru- ção do seu conhecimento. Após a trilha com percurso histórico, o próximo passo foi conectar o aprendizado a partir de entrevis- tas e da escrita, relacionando a importância do meio ambiente, os traços históricos e assim trans- formar as informações em um jornal para ser distribuído na co- munidade escolar”, pontua. Para desenvolvimento do projeto foram necessários alguns recursos, entre eles: computa- dor, acesso à internet, ônibus de passeio, sala de reuniões, materiais de escritório, televisão e apoios financeiros para a im- pressão do jornal na gráfica. No decorrer das atividades foram feitas reuniões para elaborar A turma do Ensino Médio participou também de uma trilha e conheceu aspectos históricos da região
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=