REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 141
26 Revista Appai Educar Ações continuadas de educa- ção para o trânsito nas escolas Atualmente a Suécia é um dos países com os menores índices desse tipo de acidente em compa- ração com os números mundo a fora. Entretanto, para chegar a esse patamar requereu-se muito mais que a inserção de programas de conscienti- zação entre a população. O caminho demandou a disseminação da cultura de cultivar a segurança no trânsito no dia a dia do cidadão. Autoridades locais explicamque não se trata de uma obrigação ou uma imposição do governo, e simumdireito de todos a ser exercido desde sempre. Umdos pilares dessa cultura está centrada na edu- cação para o trânsito entre as crianças, trabalhada desde a Educação Infantil até o Ensino Médio como parte da grade curricular dos alunos, como objetivo de semear o respeito entre os usuários da via e o cumprimento das regras, que é fundamental. Conexão DNIT – Programa Nacio- nal de Educação para o Trânsito No Brasil, o Departamento Nacional de Infraestru- tura de Transportes (DNIT), através do Conexão DNIT (Programa Nacional de Educação para o Trânsito) – cujo intuito é o compartilhamento de conhecimentos, ações e estímulos pedagógicos buscando o desenvolvimento de práticas continua- das de educação para o trânsito nas escolas de todo o A CHAVE PARA O RESPEITO À VIDA Na Revista Appai Educar o tema já foi abordado diversas vezes. Uma delas foi no arti- go da editoria “Opinião” com a pedagoga Maria José Finardi . Ela destacou a importância de abordar o assunto nas escolas e reforçou que o cuidado e o respeito à sinalização e às leis são decisivos. Leia aqui o artigo completo. A Escola Municipal Pedro Lessa também abordou o tema e enfatizou algumas regras de trânsito. As atividades começaram com um es- petáculo, onde foram passados conceitos sobre segurança, e as crianças aprenderam de forma lúdica como percorrer o caminho de casa para a escola com tranquilidade. O assunto foi escolhi- do com objetivo de reduzir o índice de acidentes dessa natureza. Descubra como funciona o pro- jeto lendo a matéria completa . país –, traz dicas para que professores de qualquer área e ano escolar possam inserir as atividades no seu planejamento. Além dos bancos de práticas pedagó- gicas, todas gratuitas, o programa viabiliza a inserção de tarefas em qualquer disciplina, por ser um tema transversal. Por exemplo, um professor do 5º ano que queira abor- dar o conteúdo sobre “Cálculo de porcen- tagens e a represen- tação fracionária” pode fazer isso com o recurso do item “Contabilizando ve- locidades”. Para con- sultar essa e outras atividades, aprender como acessar e conhecer todos os conteúdos dispo- níveis basta realizar seu acesso e cadastro gratuito no aplicativo ou no portal web do Programa. Educação e cidadania na prática Algumas cidades brasileiras já desenvolvem ações educativas juntos às escolas de suas regiões, promovendo a prática dessa questão através de ações realizadas nas minicidades do trânsito, cujo objetivo é ser um apoio prático na circulação viária
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