REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 141

Revista Appai Educar 25 Os principais desdobramentos para essa atividade são contar histórias que apresentem diferentes meios de transporte, rodas de conver- sa, exibir imagens reais destes veículos, listar co- letivamente os mais conhecidos da turma, brincar de faz de conta (as crianças assumirão os perso- nagens presentes no trânsito e irão deslocar-se no espaço seguindo as regras do trânsito) e criar pistas no chão para que os pequenos brinquem de carrinho. Caminhão do gás: Aqui cada botijão de gás traz consigo uma tabuada da adição. A ideia aqui é ter uma sem- pre presente no caderno dos pequenos. Para a educadora, isso facilita a consulta, afinal a ga- rotada pode pegá-la e deixá-la na mesa ou em outra página do caderno e/ou atividade. Nesta tarefa, ao puxar um botijão de gás você encontra a surpresa, a tabuada. O objetivo é proporcionar uma atividade contextualizada na vida do aluno e reconhecer e executar noções matemáticas pre- sentes no dia a dia. Além de explorar as operações numéricas assim como ferramentas necessárias no cotidiano. Sobre os possíveis desdobramentos, De- bora sugere uma roda de conversa que encoraje os pequenos a refletir sobre as formas de comér- cio presentes do bairro em que moram, além de explicar sobre os seus pontos fixos e móveis. Ela também propõe que o professor imprima o arquivo e, antes de preencher a tabuada, brinque com os elementos tanto para somar quanto para subtrair e lembre-se que este caminhão pode ir sendo “carre- gado” ao longo de um período. O que determinará o tempo será o avanço dos pequenos. Para baixar esses e outros materiais criados pela professora Debora Teixeira ou para mais infor- mações, acesse: pedagogiasemverba.com .

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=